• Ju Ferreira

Contorcionismo

Atualizado: Mai 16


O contorcionismo é uma forma de acrobacia que envolve flexões e torções no corpo humano. Já foram encontradas ilustrações e esculturas mostrando contorcionistas desde a antiguidade, no Egito, na Grécia e em Roma.


Os contorcionistas desafiam as possibilidades do corpo, alcançando as posições mais impossíveis de serem feitas. Eles apresentam números cheios de dança, humor e até efeitos especiais. São espetáculos de beleza, da busca de formas inusitadas, porém harmônicas.


Ser contorcionista é um exercício de flexibilidade. Encostar os pés nas orelhas ou realizar torções de tronco ou de quadril, as pernas estendidas sobre a cabeça: tudo isso não é para qualquer um. Se a pessoa for “meio dura”, já fica muito difícil de atingir a forma desejada!


É também uma prática de resiliência, que é justamente essa elasticidade, essa propriedade dos materiais que voltam a sua forma original depois de alguma deformação.


Usamos também a palavra resiliente para descrever pessoas que conseguem se adaptar bem a mudanças, e essa é uma característica que os contorcionistas têm de sobra.


O contorcionismo traz ainda a busca da excelência, das formações mais difíceis, busca da superação dos limites do corpo. É a busca por sempre fazer um pouquinho mais, um pouquinho melhor, ir um pouquinho além.


#contorcionismo #contorcionista #flexibilidade #resiliência #excelência

#iralém #beleza #elasticidade #controledocorpo #graça #atenção #resistência

#alquimia #alquimiapessoal #juferreira

36 visualizações