top of page

Você está com o tanque cheio?

Atualizado: 16 de mai. de 2020

O que é que nos move


Hoje eu queria falar sobre combustível.


Não, eu não vou entrar nos aspectos políticos e ideológicos da greve dos caminhoneiros e da crise dos combustíveis que vivemos nas últimas semanas, mas essa greve me fez refletir muito sobre uma questão que a gente pensa muito pouco, que é o tema da energia. Uma coisa que ficou bastante clara pra mim (e acho que para todo o país) ao longo dessa crise, é que na falta de combustível, nada funciona.


Nós muitas vezes damos pouca atenção para esse assunto, porque estamos acostumados sair de casa e abastecer o carro, ou a pegar o ônibus e chegar onde queremos chegar. Igualmente estamos habituados a ir ao supermercado e encontrar os produtos que queremos comprar a um preço dentro do esperado. Então quando alguma coisa acontece e falta gasolina, percebemos os impactos que essa escassez traz para a nossa vida. Sem conseguir encher o tanque, as pessoas não conseguem ir trabalhar. Sem encher o tanque, as empresas não conseguem entregar remédios nos hospitais, os produtores não conseguem levar os alimentos do campo até as cidades, os governos não conseguem prover os serviços públicos básicos para a população. Em suma, sem combustível o país para.


E por que eu estou falando nisso aqui nesse nosso espaço? Porque há bastante tempo eu falo sobre esse assunto dentro do meu projeto de desenvolvimento, a Alquimia Pessoal, mas eu nunca tinha tido tanta clareza com relação ao significado dele no nosso dia a dia. Do que se trata, o que é essa tal Alquimia Pessoal? Depois de anos de estudos e pesquisa, eu cheguei a um método para ajudar as pessoas a se transformar e mudar suas vidas para melhor. Trata-se de uma fórmula com dez passos (ou, como eu prefiro chamar, “elementos”) que são básicos para ter uma transformação de sucesso.


Acontece que o primeiro elemento dessa fórmula é a ENERGIA. A energia é aquilo que nos move: é nossa força, fibra, potência, vigor... É nossa capacidade de realização. Sem energia não saímos do lugar. É nosso combustível! Antes de fazer qualquer coisa que desejemos fazer na nossa vida, mudar qualquer aspecto, perseguir qualquer sonho, é preciso encher o tanque. É necessário recarregar a energia do nosso corpo antes de começar qualquer projeto, seja ele mudar de cidade, emagrecer, conquistar uma promoção no emprego ou arrumar um namorado.


Como fazer pra encher o tanque e ficar energizado para conquistar o que quiser?

Os três pilares da ENERGIA são: o SONO, a ALIMENTAÇÃO e o EXERCÍCIO.


Assim se você quer ficar cheio de energia, é muito fácil:


- Cuide do seu sono: dormir é mais importante do que você imagina! Quando acordamos depois de uma noite bem dormida, nos sentimos capazes de conquistar o mundo, certo? Isso porque o sono restaura nossa saúde, limpa todas as toxinas do nosso corpo, nos deixa prontinhos para mais um novo dia de vida. Assim, valorize e respeite o seu descanso!


- Preste atenção na sua alimentação: que a dieta equilibrada é essencial para uma vida longa e saudável, já sabemos. Mas você já reparou que dependendo do que você come, fica pronto para lutar pelos seus objetivos ou então esgotado, estufado e precisando de uma soneca? Isso acontece porque existem alimentos que aumentam a nossa disposição e outros que causam cansaço. Escolha o que coloca no prato, complete seu tanque somente com o melhor combustível!


- Pratique exercícios: mexer o corpo nos dá força física e mental. Isso mesmo, não se trata apenas de deixar o corpo em ordem e bonito, mas também de conseguir mais saúde e vitalidade. Sair do sedentarismo e realizar atividade física é um ótimo jeito de recarregar a bateria!


Pronto! Agora já estamos com o tanque cheio, preparadinhos para encarar qualquer desafio.

Agora, da mesma forma que os veículos precisam de gasolina pra sair do lugar, e da mesma forma que nós precisamos de energia para realizar nossos sonhos, o nosso relacionamento também precisa de combustível para ir pra frente.


Muitas vezes, durante a fase da conquista, usamos todos os artifícios para encantar o outro... Sorrisos, abraços, compreensão, alegria, expectativa, empatia.... Nosso tanque está sempre cheio dos melhores combustíveis e aditivos, para fazer a relação florescer! Mas com a passagem do tempo, as vezes esquecemos que um namoro, assim como um carro, precisa de manutenção! Aí acontece o que falei no começo desse artigo... Ficamos confortáveis e achamos que as coisas sempre vão funcionar, mesmo sem esforço. Da mesma forma que temos o hábito de sair para trabalhar sem pensar se haverá combustível no posto de gasolina, também achamos que nossa relação vai dar certo mesmo sem cuidarmos daqueles detalhes que são tão importantes para toda união.


E você? Está abastecendo o seu namoro de forma adequada? Ou está deixando o relacionamento entrar “na reserva” do combustível?


Se você também quer aproveitar esse momento de reflexão pra dar “uma geral” no seu relacionamento, vou te contar qual é a melhor gasolina aditivada que você pode usar:


O melhor combustível para todo namoro é o amor. Parece óbvio, né?! Mas às vezes esquecemos disso!!


E não basta aquele amor de capítulo final de novela, aquele do “felizes para sempre”.... É preciso que o amor esteja presente todos os dias, nos pequenos gestos que fazemos pelo outro, na preocupação com o bem-estar do outro, no cuidado com a felicidade do outro. É necessário estar com o tanque sempre cheio desse combustível, e nunca deixar o amor faltar.


Também é recomendável que você coloque alguns aditivos para o seu amor ficar forte e potente. Quais são os melhores complementos para o amor? Eu conto pra você:


Antes de mais nada, coloque uns litros de empatia. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, e ela é essencial para que qualquer relacionamento saia do lugar (e aqui não estou não estou falando só de namorados, mas também da relação com o chefe, com a mãe, com os amigos).


Depois, bote amizade e companheirismo. Bons amantes são, antes de mais nada, bons amigos. Eles estão sempre ao lado do outro, sempre interessados na felicidade do seu amor, sempre dispostos a ouvir e ajudar o outro a passar por quaisquer dificuldades. Seu amor tem que saber que ele pode contar com você.


Adicione também litros de compaixão. Compaixão é entender o outro, é não querer que ele sofra, é querer sempre diminuir ou acabar com a dor do outro. Isso é essencial para uma relação de sucesso, já que sabemos que, ao longo da vida, podemos passar por momentos difíceis e ter o seu amor do seu lado querendo acabar com a angústia daquela fase ruim é maravilhoso.


Esses são apenas alguns dos aditivos que podemos utilizar aqui. Temos muitos outros que ajudam o amor a ser mais completo e gostoso: carinho, alegria, sexo, bom humor, inteligência, gratidão....

Quais complementos você acha que ajudam mais o amor? Me conte aqui...


Enfim, sejam quais forem as suas escolhas, lembre-se de ter sempre o tanque cheio de amor e de usá-lo no dia a dia!


Um lado positivo dessa crise dos combustíveis é que ela nos mostrou que embora o diesel, o álcool e a gasolina possam faltar no posto de gasolina em algum momento, o nosso combustível (da nossa energia) e o combustível do nosso relacionamento (o nosso amor) só dependem de nós!! Então não deixe que eles faltem nunca!


Abasteça o seu corpo e o seu relacionamento com as melhores escolhas e tenha uma vida mais plena e feliz!

😊


_________________

Artigo publicado originalmente no blog do Par Perfeito, em 06/06/2018.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page